We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this website, we will assume that you agree to the use of cookies.

Há uma disneyficação da sociedade. A igreja está se tornando cada vez mais invisível

June 22, 2023

 

A IGREJA DEVE LUTAR A UM GRAU CADA VEZ MAIS ALTO POR SEU LUGAR NA SOCIEDADE DINAMARQUESA - E NA PAISAGEM. AQUI VOCÊ PODE VER A IGREJA KVORNING A LESTE DE VIBORG E MOINHOS DE VENTO NA PAISAGEM. — HANS JÖRGEN LYSHOLM

 

Se você ler a Constituição, deve acreditar que a Dinamarca é um país profundamente influenciado pelo cristianismo e com um estado e um governo que apóiam ativamente o cristianismo e a Igreja dinamarquesa.

 

Mas não é mais assim. Somos lembrados disso repetidamente. Com pequenos e grandes passos, as palavras da Constituição sobre apoiar a igreja popular estão sendo alteradas, da mesma forma que a Disney descascou todo o cristianismo de "A Pequena Sereia". A única coisa que resta na versão da história da Disney é a constelação do Cruzeiro do Sul. Provavelmente não é tão reconhecível para muitas pessoas no hemisfério norte.

 

É um pouco o mesmo com este governo. Assim como a Disney removeu igrejas e mosteiros em "A Pequena Sereia", também o fez o grande dia de oração, e então o ministro das igrejas propôs reduzir a tão sábia proteção de nossas igrejas contra a construção de turbinas eólicas e células solares.

 

Como resultado, as igrejas paroquiais na Dinamarca correm o risco de acabar como a Trinity Church em Nova York - uma antiga grande igreja que agora é um mini-posto entre os arranha-céus.

 

Agora o carimbo de certidões de nascimento para não cristãos também deve ser sem cruz para não ofender os interessados. Eles não devem saber que vivem em um país cristão. Muitos dos pais vieram aqui voluntariamente de outros países e, desta forma, mais uma vez mudarão nossa cultura em vez de conhecê-la e fazer parte dela.

 

Uma certidão de nascimento aqui e um moinho de vento que não muda drasticamente a posição do cristianismo, mas a soma de muitas pequenas e grandes coisas em detrimento da comunidade popular, que é a igreja popular, preocupa toda a coesão e solidariedade na sociedade.

 

Também é um problema que o mesmo argumento possa ser usado para remover a cruz em Dannebrog, as cruzes nas torres das igrejas e o certificado de batismo da Dinamarca do passaporte.

 

Afinal, quase nunca acontece o contrário com o apoio ativo da igreja popular. O acordo da mídia poderia, por exemplo, incluir um fortalecimento da herança cultural cristã e do cristianismo na RD e em outras mídias.

 

Isso não aconteceu. Você tem que – infelizmente – ficar feliz porque alguns partidos lutaram pelo status quo. É claro que ainda estaremos no estado o povo encontra férias sem ânimo e sem cristianismo, como na Disney.

 

Nós, cristãos da igreja popular, devemos deixar nossa marca mais forte nos vários partidos dos quais fazemos parte individualmente, essa é a primeira conclusão. A segunda é que as organizações eclesiásticas nacionais devem considerar recorrer aos tribunais para impedir esse deslize em relação à Constituição. A terceira é que devemos exigir um nível completamente diferente de abertura na administração pública.

 

No momento em que escrevo, alguns meios de comunicação finalmente obtiveram acesso a documentos do outono de 2022 sobre a abolição dos principais dias de oração. Eles mostram que o governo anterior já estava envolvido em tais planos secretos. Pense que o dinheiro dos impostos da comunidade está sendo usado para planejar secretamente ataques à igreja nacional - completamente contrário ao espírito e às letras da Constituição.

 

O abaixo-assinado acaba de receber um novo e-mail com uma resposta do Ministério do Trabalho de que meu aviso de oração pública dos primeiros dias de janeiro poderá ser respondido até o final de junho. É debilitante para nossa comunidade, nossa imprensa e nossa democracia que a Lei de Informação Pública seja desconsiderada e tenha um curto-circuito em relação à legislação de tal forma. Tanto a imprensa quanto as organizações nacionais da igreja devem unir forças para exigir mais abertura e, pelo menos, exigir uma administração mais honrada da legislação de informação pública.

 

Niels Jørgen Langkilde é MA, ex-membro do Parlamento dinamarquês pelo Partido Popular Conservador e presidente da Associação de Imprensa Conservadora.

Author:
Niels Jørgen M. da C. S. Langkilde
Illustration:
HANS JØRGEN LYSHOLM
Fonte:
https://institutohcandersen.com/
Contributions:
Niels Jørgen Langkilde